Como se manter seguro no WhatsApp para Android e iOS [2021]

Sua segurança no WhatsApp é muito importante, e você deve ter muito cuidado. Descubra todas as maneiras de se proteger no WhatsApp neste artigo.

Sua segurança no WhatsApp é muito importante, e você deve ter muito cuidado. Descubra todas as maneiras de se proteger no WhatsApp neste artigo.

Hoje a segurança está em nossas mãos. Não importa o quanto o WhatsApp trabalhe para proteger sua conta, cabe a você ter cuidado. Neste artigo listamos nossas 10 regras de ouro pessoais para proteger você, pessoas e sua conta, evitando qualquer forma de perigo, no WhatsApp para Android e iOS.

  1. Configurações de privacidade para o visto por ultimo, foto do perfil e sobre : certifique-se de que suas configurações de privacidade estejam definidas pelo menos em Meus contatos. Não é uma boa prática manter sua foto de perfil pública, especialmente no caso de crianças menores de idade. Geralmente, eu recomendo definir como privado todos os serviços que você possui, por exemplo, seu perfil do Instagram também.
    Quando sua última visualização é definida como Todos, nenhum contato pode ver quando você usa o WhatsApp e aprender seus hábitos. Sim, às vezes um dos nossos contatos é o “vazamento”, então Ninguém é a melhor opção nesse caso.
    Provavelmente, seu conteúdo também pode ser público, mas obviamente não publique informações importantes.
  2. Configurações de privacidade para grupos: esta é a configuração de privacidade mais importante e deve ser atualizada com frequência quando você adiciona um novo contato ao seu catálogo. A melhor opção para selecionar é “Meus contatos exceto …”> Selecionar tudo e você deve repetir essa operação sempre que adicionar um novo contato. Nesse caso, quando alguém tentar adicioná-lo a um grupo, você não será adicionado ao grupo imediatamente, mas poderá receber um convite em particular.
    Isso é muito importante porque qualquer estranho pode adicionar você em grupos ruins, que acionam os servidores do WhatsApp para bani-lo. É importante excluir todos os contatos, pois alguém pode roubar a conta de seus amigos.
  3. Configurações de privacidade para status: você deve sempre ter o controle sobre o que envia para suas atualizações de status. Por padrão, quando você envia uma nova atualização de status, o WhatsApp a encaminha para todos os seus contatos, mas, em alguns casos, você pode querer excluir contatos específicos usando “Meus contatos, exceto…”. Em nossa opinião, a melhor opção que você pode selecionar é “Compartilhar somente com…”, selecionando seus amigos mais próximos.
  4. Relatar contatos e grupos: se você receber mensagens estranhas de contatos desconhecidos ou se alguém estiver incomodando você, você deve relatar o contato nas Informações de contato. Observe que, ao denunciar um contato, você está encaminhando para o WhatsApp as mensagens mais recentes recebidas do contato. Se você foi adicionado a um grupo de contatos desconhecidos sem qualquer autorização, você pode denunciar o grupo em Informações do grupo.
  5. Fique longe de boatos e notícias falsas: ao receber uma mensagem, você deve verificar sua autenticidade. O fato de você ter recebido uma notícia no WhatsApp não significa que seja real. Você pode reconhecer hoaxes, phishing e notícias falsas quando eles são mensagens encaminhadas e pedem para encaminhar a mensagem para seus contatos, ou quando há links estranhos. O WhatsApp destaca quando uma mensagem contém um link suspeito , mas um link normal também pode ser perigoso. Quando você tiver alguma dúvida sobre a autenticidade de uma mensagem, pode pesquisá-la na web ou pode pedir ajuda a seus amigos. Não se apresse, não tenha pressa para ter certeza de que a mensagem é real.
    Certifique-se também de que o contato é confiável. Por exemplo, é muito improvável que o WhatsApp entre em contato com você para pedir seu código de 6 dígitos ou porque sua conta do WhatsApp vai expirar.
  6. Ele é seu amigo, mas pode não ser: algumas pessoas podem roubar contas do WhatsApp e podem contatá-lo a partir da conta do seu amigo, fingindo ser ele. Se o seu amigo está pedindo algo muito confidencial, por exemplo, dinheiro, informações do cartão de crédito, um código de 6 dígitos, peça a ele uma mensagem de voz ou ligue para ele para ter certeza de que é realmente seu amigo a pessoa com quem você está conversando.
    A melhor maneira de proteger sua conta é habilitar a verificação em duas etapas nas configurações do WhatsApp, fornecendo um endereço de e-mail válido. Lembre-se de proteger o seu endereço de e-mail também, ativando a verificação em duas etapas para o seu serviço de e-mail, e você deve usar uma senha forte.
    Quando alguém tenta acessar sua conta do WhatsApp e você recebe um SMS contendo o código de 6 dígitos:
    • Você deve ignorar essas mensagens.
    • Você não precisa postar screenshots dessas mensagens nas redes sociais, pois elas contêm um link para validar o acesso à conta do WhatsApp e o código de 6 dígitos. Se você postar uma captura de tela contendo o código de 6 dígitos em algum lugar, e a pessoa que quer roubar sua conta do WhatsApp tiver um perfil lá, você estará dando sua conta facilmente.
    • Contate [email protected] , relatando a situação. Quando você denuncia isso ao WhatsApp, você está se protegendo de qualquer coisa ruim que possa acontecer depois, porque se a pessoa conseguir obter sua conta e fizer coisas ruins, pelo menos você pode dizer ao WhatsApp que você já os notificou e eles podem não tomar nenhuma ação contra você, se o que você está dizendo for verdade.
  7. Respeite a privacidade do seu filho, mas não muito: não estou dizendo que você deve verificar se há alguma mensagem recebida do dispositivo do seu filho, mas você deve ter um grande interesse pela vida virtual dele, a fim de protegê-lo de perigos na Internet. Procure ter um bom diálogo com seu filho e explique o que é ruim. Certifique-se de que ele fala com pessoas de confiança que você conhece e por quê.
    Observe que, se você mora em um país da Região Europeia, seu filho deve ter pelo menos 16 anos para usar o WhatsApp (ou a idade exigida em seu país para usar esses serviços, mas pelo menos 16 anos), caso contrário, ele deve ter pelo menos 13 anos.
  8. Você pode enviar e revogar, mas nada é seguro : se você acredita que enviar uma mensagem ou mídia confidencial é seguro porque você pode excluir facilmente a mensagem para todos , você está usando mensagens que desaparecem ou você a enviará como mídia autodestrutiva ( disponível em uma atualização futura), você está errado. As pessoas podem salvar ou encaminhar a mensagem antes de você revogá-la ou antes que a mensagem desapareça / expire. Você deve sempre prestar atenção ao que envia pelo WhatsApp.
  9. Mantenha sempre atualizada a sua versão do WhatsApp: é muito importante ficar com a última versão disponível na loja, pois as atualizações do WhatsApp também trazem correções de segurança, como aquela sobre a Two Step Verification lançada recentemente.
  10. Habilite a autenticação biométrica para bloquear o WhatsApp: seus bate-papos do WhatsApp podem conter informações importantes sobre você e outras pessoas. Bloqueie o aplicativo em Configurações do WhatsApp> Conta> Privacidade, se o seu dispositivo suportar o recurso. Ao bloquear o WhatsApp, qualquer tentativa de criar uma sessão da Web do WhatsApp também será bloqueada se o usuário não confirmar sua identidade usando a autenticação biométrica.

Estas são as sugestões mais importantes para se manter seguro no WhatsApp. Você tem alguma outra sugestão? 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Você já pode se registrar para jogar o beta de Apex Legends Mobile no seu celular