Compre seu bilhete de trem e ônibus com o seu cartão Nubank

Já é possível estar comprando o seu bilhete de trem e ônibus usando pagamento por aproximação. Esta tecnologia que usa NFC (Comunicação por Campo de Proximidade em português) permite a compra da passagem apenas aproximando o celular ou cartões de crédito compatíveis do ponto de pagamento.

Adesivo Porta - contactless em ônibus

O pagamento por aproximação já é uma função que vem disponível nos cartões do Nubank é por conta disso agora é possível estar comprando o seu bilhete nos trens do Rio de Janeiro, e até mesmo passando o seu cartão nas catracas dos ônibus de São Paulo.

O processo é o mesmo utilizado para pagamentos com a tecnologia contactless, e semelhante a usada pelo Bilhete Único, na qual não é preciso inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha.

Os clientes que têm o cartão de crédito Nubank, o valor da tarifa de metrô será debitada do limite disponível e irá aparecer diretamente na fatura em aberto (azul no app), sem nenhum custo adicional para esta ação.

Veja também: Cartão de Credito Digio: Sem comprovar renda + benefícios

Quem utilizam a função débito também pode utilizar o pagamento por aproximação, basta ter saldo disponível na Conta do Nubank para que a transação seja realizada.

Quem optar por pagar usando o contactless não vai precisar comprar ou recarregar o bilhete. Com isso, o usuário vai ganhar tempo e evitar filas na hora do embarque.

Veja também: Nubank: aprovação automática do cartão de credito?

Os aparelhos do Metrô Rio que farão a leitura de seu cartão para a cobrança não oferecem a possibilidade de escolha entre função débito e crédito, a transação será feita na opção “padrão” do cartão Nubank.

Quando o cliente recebe o cartão a opção padrão é o crédito, caso o usuário não tenha feito nenhuma transação usando o crédito, a passagem será cobrada na função débito desta forma, sua compra no transporte público será debitada da NuConta.

Veja também: C6 Taggy: serviço gratuito de pedágio automático

É importante lembrar que, por enquanto, não haverá integração com metrô e ônibus, como acontece com o bilhete único. Todas as vezes que o usuário passar pela catraca, o valor real da passagem será debitado do limite disponível na conta do usuário.

O pagamento por aproximação já é aceito em todas as três linhas e 41 estações de metrô na cidade do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, alguns ônibus já aceitam o pagamento com esta tecnologia desde outubro do ano passado. Em Jundiaí – São Paulo, o pagamento por aproximação já está disponível em todas as linhas de ônibus.

Murilo Oliveira
Estudante de Administração de Empresas e desenvolvedor web. Criador e produtor de conteúdo para o Conexão Geek.